• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A busca pela eficiência de recurso


Quinta-feira, 2 de junho de 2016 - 05h10


O meio ambiente está em pauta em jornais, redes sociais e em nosso dia a dia, mesmo assim é necessário ter um dia especial para ser lembrado. Uma data para refletir nossa pegada ecológica no planeta, como estamos utilizando os recursos naturais e como o planeta tem sido afetado por nossas práticas.


O fato é que os recursos naturais não estão sendo considerados como recursos finitos, implicando em impactos ambientais e socioeconômicos, e esses efeitos estão sendo subestimados.


A data foi escolhida em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente que aconteceu em Estocolmo, em 5 de Junho de 1972, realizado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesse dia foi lançado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Este programa busca alcançar o desenvolvimento econômico contínuo, aumento da qualidade de vida e redução da pobreza e do impacto ambiental. Possui como conceito-chave e prioritário a eficiência de recursos.


Este conceito objetiva garantir que os recursos naturais sejam processados e consumidos de maneira sustentável, ou seja, produzir mais utilizando menos.


Por exemplo, devemos rever as nossas cadeias de produção de alimentos, dar prioridade aos cultivos harmoniosos com a natureza e utilizar técnicas de menor impacto aos recursos hídricos, atmosférico e ao solo, como um modelo que consuma e danifique menos a natureza.


Precisamos maximizar todo o decorrer do ciclo de vida do alimento, evitando os desperdícios que se acumulam em todo o processo, da produção ao consumo, estimular e sensibilizar o consumidor da seriedade da escolha de produtos, da importância de reciclar alimentos através de compostagens para que possamos obter um consumo consciente.


Enfim, para diminuir o impacto ambiental e para que os benefícios sociais sejam otimizados, alcançando inclusive a parcela da população que não possui acesso à suas necessidades básicas de consumo, o conceito de Eficiência dos Recursos deve ser adotados em políticas públicas, em ações do setor privado e alcançar a conscientização da população para diminuição da pegada ecológica e de rastro de impacto ao planeta.


Ainda hoje, a maioria dos países não integra o conceito nos planos de desenvolvimento e assim sofrem as consequências, por isso, devem em uma força tarefa, buscar a cooperação entre todos os interessados e a sinergia de diferentes áreas do conhecimento para garantir bons padrões de consumo e produção sustentável.


Devemos ter nessa data dedicada ao Meio Ambiente a certeza da importância da conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, a lembrança da necessidade de mudar nossos conceitos, fazer "o mesmo" já não dá mais. Celebre o dia repensando seus hábitos e cobrando mudanças.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja