• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O salto na venda de fertilizantes


Segunda-feira, 15 de setembro de 2014 - 16h14

Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Ilha Solteira. Mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal. Consultor e analista da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral. Editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria.


O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de grãos e alimentos e também um dos maiores consumidores de fertilizantes, atrás somente da China, da Índia e dos Estados Unidos.


Em 2013, o volume comercializado no mercado interno foi de 31,08 milhões de toneladas, segundo a Agência Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Recorde.


Com relação à dinâmica de compra, as vendas se concentram no segundo semestre, mas alguns fatores têm mudado este perfil.


Considerando a média dos últimos 10 anos, em volume, 62,0% das vendas de adubos aconteceram no segundo semestre, com destaque para os volumes entregues nos meses de agosto, setembro e outubro, que antecedem o plantio da safra de verão. 



Em 2014, a queda de preços dos fertilizantes no primeiro semestre fez os produtores anteciparem as compras do insumo.


No mês de maio, a quantidade de fertilizantes comercializados foi de 2,64 milhões de toneladas, 58,0% maior que a média no período dos anos de 2004 a 2013.


A expectativa é de demanda firme em curto e médio prazos, mas o ritmo deverá diminuir gradualmente, já que uma parcela das compras foi antecipada.


Colaborou Mateus Ferreira, graduando em zootecnia e em treinamento pela Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja