• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Pressão de baixa no mercado de fertilizantes


Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 - 11h00

Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Ilha Solteira. Mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal. Consultor e analista da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral. Editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria.


No acumulado de janeiro a novembro, as vendas de fertilizantes no Brasil totalizaram 27,70 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).


Este volume é 4,5% maior, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram entregues 26,50 milhões de toneladas de adubos ao consumidor final.


Com o resultado de dezembro ainda não divulgado, a expectativa para 2012 é de que as vendas fiquem por volta de 29,00 milhões de toneladas de fertilizantes, recorde. Em 2011 foram vendidas 28,32 milhões de toneladas de adubos no país.


Os preços dos grãos em patamares elevados refletiram em incremento da área plantada no Brasil, o que significou uma maior demanda por adubos em 2012.


Preços


Em janeiro de 2013, mais um mês de queda nos preços dos fertilizantes.


Os recuos em relação a dezembro do ano passado foram de 2,3%, 4,2% e 1,8% para os fertilizantes nitrogenados, potássicos e fosfatados, respectivamente.


O preço do cloreto de potássio caiu 12,0% desde setembro do ano passado. A tonelada está cotada, em média, em R$1.289,39 em São Paulo.



A pressão é em função do ritmo mais lento de negócios nesta época do ano. Além disso, as empresas precisam liquidar os estoques de passagem, fato que colabora com a pressão de baixa.


A expectativa é que o mercado retome a movimentação a partir de fevereiro, com as compras para cana-de-açúcar e safrinha.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja