• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de leite brasileira continua crescendo


Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 - 13h09

Zootecnista pela USP – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2012 a produção brasileira de leite ficou em 5,5 bilhões de litros, ou 3,5% mais que no mesmo período de 2011. Veja a figura 1.



No acumulado de janeiro a setembro o Brasil produziu 16,5 bilhões de litros de leite, 4,0% mais que em igual período de 2011.  Este volume refere-se ao leite com alguma inspeção, seja municipal, estadual ou federal.


Este aumento foi puxado principalmente pelos estados do Sul, que juntos representam 37,0% da produção nacional. Observe a tabela 1. 



São Paulo era o terceiro maior produtor de leite em 2011 e foi ultrapassado pelo Paraná em 2012. A tendência é que São Paulo continue diminuindo a produção de leite, devido à migração para outras culturas.


A Bahia teve uma redução de 20,0% na captação. Isto devido principalmente à seca severa pela qual o estado passou. Entretanto, com o clima mais favorável, no terceiro trimestre o estado captou 10,4% mais que no trimestre anterior.


Alguns laticínios, que tinham cessado as atividades no estado, voltaram a funcionar.


Para o quarto trimestre é esperado um aumento na produção em relação a 2011, entre 3,0% e 4,0%.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja