• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Integração de cultivos em regiões produtoras de arroz no Sul do Brasil


Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - 18h05

Médico Veterinario pela UFPel – Universidade Federal de Pelotas e Administrador de Empresas pela Urcamp – Universidade da Região da Campanha


A região sul do Rio Grande do Sul e o norte do Uruguai destacam-se na produção de arroz irrigado. Isto é devido à riqueza em recursos naturais como clima, topografia adequada e capacidade de irrigação.


A importância desta cultura é tamanha para região e para o país que 67,0% do arroz produzido no Brasil na safra 2011/2012 foi produzido no estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).


Como em qualquer cultivo, a janela de plantio está intimamente ligada à produtividade e, consequentemente, à lucratividade da atividade.


Devido à grande precipitação pluviométrica nos meses de inverno, ao baixo relevo das áreas destinadas à cultura e à estreita janela de plantio (15 de setembro a 20 de outubro), é necessário o preparo antecipado das áreas, também chamado de preparo de verão, para que se obtenha maior produtividade.


Isto representa, em um sistema de média tecnologia, 16 meses de uma área destinada à produção de arroz. Este período engloba atividades como: gradagem, terraplanagem, nivelação, controle de invasoras, semeadura, manutenção da cultura e colheita.


Uma temporada considerada longa em comparação com regiões onde fazem de dois a três cultivos neste mesmo espaço de tempo. Deste modo é necessário buscar formas de integração de cultivos para melhor remunerar o capital imobilizado em terras, cujas se valorizam com o passar do tempo.


Aí que se inicia a grande questão: "Quais e como integrar culturas que promovam uma otimização da área neste espaço de tempo, promovendo aumento de rentabilidade para o sistema como um todo?"


A soja vem se provando uma ferramenta interessante, pois além de deixar o preparo das áreas bem adiantado para o cultivo de arroz, fixa nitrogênio no solo e auxilia no controle de invasoras como arroz vermelho e preto, dentre outros benefícios.


Porém, a soja é uma cultura relativamente de alto risco quando cultivada neste tipo de área, devido às regiões serem facilmente alagáveis, com um perfil de solo de baixa condutividade hídrica.


Quando ocorre o fenômeno El Nino, com chuvas acima da média durante o crescimento e desenvolvimento da cultura, a escolha da área e ações de drenagem devem ser bem planejadas.


O excesso de umidade interfere em todas as fases desta cultura, principalmente no enchimento de grão. Além de que em anos de seca muito intensa na floração e enchimento de grão, seus resultados são prejudicados produtivamente e economicamente. 


Sistemas mistos onde se trabalharia, por exemplo, com soja, arroz, pastagens de inverno, sorgo granífero, sorgo para silagem ou para pastoreio, se mostram interessantes do ponto de vista de diluição de riscos de perdas produtivas e econômicas, além da otimização do uso de áreas e maquinários na questão de preparo, possibilitando também uma melhora das condições de fertilidade e controle de invasoras.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja