• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Adeus, Marina Silva! Adeus, ecotalibãs: novo Código Florestal começa a ser incorporado ao ensino de graduação


Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 11h42

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


O cumprimento de normas ambientais é uma necessidade da agricultura brasileira. Entre as bases que norteiam essas leis está o novo Código Florestal Brasileiro, que passou por reformulação e foi promulgado agora em 2012, pela presidente Dilma Rousseff. Para estar de acordo com as exigências legais é preciso entendimento.


A Unoeste, forma profissionais para atuação nas áreas agrícola e ambiental, por meio dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. Como o embasamento relacionado ao assunto é fundamental, as graduações ofertam disciplinas que orientam e informam os acadêmicos sobre esses aspectos legais.


Luiz Kazuomi Yamamoto ministra a disciplina de Legislação Agrária e Perícias Rurais. "A intenção é esclarecer o que as leis do novo código querem dizer, bem como as peculiaridades de cada capítulo. Vale ressaltar que os universitários já devem estar cientes de que existem muitos entraves e trâmites para a aplicação das regras, por parte dos órgãos ambientais competentes", informa.


O professor do curso de Agronomia, que atua como perito judicial e ambiental há mais de 30 anos, destaca que esse campo é muito promissor. "Dos milhares de agrônomos que se formam por ano no Brasil, nem 1% entende de questões ambientais e fundiárias. Aquele que se dispuser a trabalhar no segmento, com certeza, obterá êxito no mercado", completa.


Leila Maria Esturaro é advogada e docente do curso de Engenharia Ambiental. Entre as disciplinas que ministra na graduação ela é responsável por Legislação Ambiental. "As leis são ferramentas imprescindíveis para que se faça o uso dos recursos naturais de maneira correta conciliando a parte produtiva com o meio ambiente. Oferecemos aos alunos um importante suporte para que eles entendam essas resoluções, que exigem uma leitura que vai além das palavras. Vale destacar que uma grande dificuldade no cumprimento das normas é aplicabilidade real e cotidiana. As pessoas acreditam que as regras são boas só para os outros, por isso, educamos os nossos alunos a respeito disso".



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja