• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A busca pela mediocridade


Quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 11h03

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Além de presumir que o estado deve cumprir cada vez mais funções e regular todas aquelas das quais não for o executor, o governo Dilma busca, denodadamente, premiar a mediocridade. Elite, aqui, virou palavrão. É em busca desta "igualdade por baixo" que o governo federal cria, permanentemente, novos nichos de proteção para o medíocre.


O MEC, além de instituir cotas que limitam a 50% o número de candidatos a universidades federais pelo critério do mérito, resolveu, ao invés de melhorar o ensino médio, criar cursos de nivelamento para os estudantes menos qualificados além, obviamente, de manter as ditas cotas.


Cogita, igualmente, de estabelecer um novo critério de cotas para concursos públicos. Os concursos públicos no Brasil são sérios (até agora) e os candidatos buscam não - como se poderia esperar - se transformar em servidores de causas maiores, senão a estabilidade. Demitir um funcionário público por deficiência profissional é, virtualmente, impossível.


Os sistemas de cotas acabam sempre por prejudicar o mérito. Nós estamos, nessa era peto-lulista, a buscar, persistentemente, a mediocridade. Mérito é coisa de elite.


Por Arthur Chagas Diniz



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja