• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Nunca aos domingos


Sexta-feira, 5 de outubro de 2012 - 08h35

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Este foi o título de um antigo filme, mas não é dele que pretendo falar, mas sim de um filme mais antigo ainda e visto por todo mundo neste país.


Só mudam mesmo os nomes dos municípios e as datas em que são apresentados os projetos.


Na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, há um projeto de lei proibindo os supermercados de abrirem aos domingos.


Um grupo liderado por liberais da cidade mineira está se mobilizando contra a referida lei. E um deles enviou um e-mail para a Rede Liberal em que diz:


"Estamos organizando uma campanha em Belo Horizonte contra a aprovação de um projeto de lei municipal que pretende proibir os supermercados de abrirem aos domingos."


"O PL [Projeto de Lei] é fruto do lobby de algumas redes de supermercados, que não querem ter o ônus de fechar por conta própria e perderem clientes para os que ficam abertos."


"E de uma parte do sindicato, pedindo folga aos domingos (como se isso não fosse gerar demissões)".


Sem entrar no mérito do mencionado lobby e dos motivos alegados pelo autor do e-mail, indagamos quem e por que motivo não gostaria que esse projeto fosse aprovado pela Câmara Municipal?


Obviamente a avassaladora maioria de eleitores que, como consumidores, gostariam que os supermercados estivessem abertos 24 horas por dia, como o banco 24 horas. Se isto não é exequível, ao menos que não fechem nunca aos domingos.


Seus motivos são óbvios: muitas vezes suas atividades de trabalho os impedem ou dificultam bastante fazer compras em qualquer dia da semana que não seja o domingo.


Pessoalmente, a mim não causaria nenhum transtorno, uma vez que costumo fazer compras aos sábados e sou um dos milhões dos beneficiados pela assim chamada "semana inglesa". Mas creio que este não é o caso de muita gente.


Todavia, há nisso tudo uma questão de princípios mais relevante. Por que raios, o estado tem que se imiscuir em assuntos dizendo respeito à liberdade de escolha dos cidadãos?


Quando abrir e quando fechar uma loja de comércio devia ser algo facultativo, ficando a opção à escolha do comerciante.


Em princípio, ele quer vender e quanto mais tempo ficar aberto melhor. No entanto, há outros fatores em jogo, mas estes mesmos devem continuar na esfera das livres escolhas, conforme for a melhor do ponto de vista do vendedor.


Para terminar, conto aqui uma estorinha que parece piada, mas se passou de fato com uma amiga minha.


Estando ela em Lisboa, entrou numa loja de roupas e perguntou ao gerente da mesma: "O senhor costuma fechar aos sábados? E ele: Não senhora, nunca!"


Ela foi à loja num sábado e, para sua decepção, a loja estava fechada. Voltou na segunda-feira e foi diretamente ao gerente: "O senhor me disse que não fechava nunca aos sábados, mas estive aqui sábado passado e sua loja estava fechada".


"Minha senhora, eu disse que não fechava aos sábados, pela simples razão de que jamais abro aos sábados".


Não podemos dizer que os portugueses são ilógicos, mas sua lógica é muito diferente da nossa...



Por Mario Guerreiro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja