• Domingo, 9 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

As eleições em São Paulo

“Celso Russomano está liderando as pesquisas de intenção de voto em São Paulo, mas com as condenações do Mensalão, José Serra pode ser beneficiado.”


O principal colégio eleitoral do Brasil está às portas de eleger seu prefeito, até o momento, Celso Russomano, caracterizadamente um demagogo. Ele está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, sobrepondo-se ao tucano Serra e ao lulista Fernando Haddad.

A campanha era, até então, marcada por discussões de caráter municipal, com Lula transferindo seu prestígio pessoal ao candidato do PT, enquanto Serra tentava a chamada "via da eficiência administrativa" como instrumento eleitoral. As primeiras decisões do STF, especialmente a caracterização e penalização do petista João Paulo Cunha, abriram uma janela de oportunidades para José Serra.

Ideologicamente falando, PT e PSDB são postulantes de mesmo matiz. Ambos acreditam que, quanto mais governo, melhor. Mas as primeiras condenações do Mensalão, como comentado, oferecem a José Serra uma oportunidade única de diferenciação: a corrupção.

Lula fez tudo o que podia e o que não deveria para adiar o caso do Mensalão, com incursões perigosas no campo ético. Tentou, de todas as maneiras, adiar o julgamento de Zé Dirceu e seu bando. Sabe que, moralmente, a condenação é certa.

Por Arthur Chagas Diniz

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja