• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo orienta base a votar a MP do Código Florestal


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 10h52

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Os líderes da base governista na Câmara decidiram pela votação nesta semana da medida provisória (MP) do Código Florestal aprovada pela comissão mista. A decisão veio após a orientação do governo repassada aos líderes pela ministra das trombadas institucionais, Ideli Salvatti, em reunião com parlamentares dos partidos aliados ao governo federal.


"O encaminhamento dado pelos líderes é de levar à votação aquilo que foi produzido pela comissão", declarou Ideli roendo a corda após as declarações precipitadas que fez na semana passada.


A ministra reconheceu a importância de votar o texto nesta semana na Câmara já que a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado antes de 8 de outubro, quando a MP perde a vigência. Isso porque os senadores só convocaram esforço concentrado de votações na próxima semana, o que fixa a necessidade de os deputados analisarem a proposta até quinta-feira para que a MP não perca a validade.


O líder do governo na Câmara, o petista Arlindo Chinaglia, afirmou que tentará recuperar a proposta original do governo. Mas reconheceu que o pior dos mundos é permitir a queda da MP por decurso de prazo. "O que não podemos é deixar de votar. Vai haver tensionamento e deixaremos claro o que o governo não concorda nesse texto da comissão mista", disse Chinaglia.


Bravata


No entanto, Ideli ressaltou que a versão da MP que saiu da comissão especial não é de agrado do governo e que o texto pode ser mudado tanto no plenário da Câmara, quanto do Senado. "Eu fiz questão de reafirmar que em vários pontos que fizeram parte da votação do texto final, não há acordo do governo", bravateou a ministra. Ideli sabe que o Senado não pode alterar o texto porque isso forçaria uma nova votação na Câmara e não há tempo hábil para isso. Se o Senado alterar o que sair da Câmara a MP caducará.


Ideli e Chinaglia sabem que não têm voto para alterar o texto na Câmara e não podem alterar o texto no Senado. Estão apenas tentando minimizar a responsabilidade do Executivo na determinação do texto final.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja