• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O mensaleiro contra o agricultor


Segunda-feira, 3 de setembro de 2012 - 10h03

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Reparem no quão curiosa é a disputa pela prefeitura de Uberaba, no triângulo mineiro. O PT é representado pelo deputado Adelmo Cerneiro Leão, enquanto o PMDB está rachado. O candidato é o deputado federal Paulo Piau, relator da reforma do Código Florestal em sua segunda passagem pela Câmara dos deputados e defensor ferrenho do setor rural. Mas o petista tem como aliado o atual prefeito Anderson Adauto, que é do PMDB e réu no caso do mensalão.


Em depoimento à CPI dos Correios, Adauto admitiu ter feito caixa dois em todas as onze eleições que disputou. Em março de 2004 teve de deixar o cargo por ter desviado 32,3 milhões de reais de financiamentos concedidos para obras em estradas pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.


Adauto tentou com todas as suas forças de mensaleiro governista derrubar a candidatura de Piau. Questionou judicialmente o nome de Piau na disputa pela prefeitura de uma cidade que é uma espécie de ícone do mundo rural nacional na tentativa de alavancar seu ex-secretário de governo, Rodrigo Mateus, também do PMDB na disputa pela prefeitura.


Perdeu. Piau conseguiu ter o registro deferido pelo TRE-MG. Para Piau, a ação do prefeito visava tumultuar o processo eleitoral e impedir sua candidatura.


Resta saber com quem vai estar o mundo rural uberabense. Com o produtor rural, que defendeu o setor na guerra do Código Florestal, contra tudo e contra todos, ou com um mensaleiro.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja