• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Folha de São Paulo demite jornalista militante ambiental


Segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 16h15

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


O jornal Folha de São Paulo acaba de demitir o jornalista Claudio Ângelo. O jornalista foi responsável pela pauta de meio ambiente da Folha e tinha o hábito de usar a credibilidade o jornal para exercer militância ambiental.


Quem acompanha o blog do Código Florestal viu batalha que travamos quanto a Folha deu uma manchete, escrita por Ângelo, dando conta de um aumento no desmatamento na Amazônia. Era mentira, como o blog e a atuação dos nossos leitores demonstraram. O jornalista havia entortados os números para transformar uma boa notícia, uma queda do desmatamento, em má notícia. Foi obrigado a reescrever a manchete, mas sustentou, junto com o jornal, a mentira.


Pode ser que Ângelo não seja vítima das máscaras que o debate do Código Florestal derrubou, como foram os diretores do Greenpeace também demitidos hoje, mas a decisão da Folha é um grande passo no sentido de limpar as editorias de meio ambiente dos jornalões de militantes travestidos de jornalistas. A luta pela preservação do meio ambiental precisa de verdades inteiras e não de meias verdades.


Minha sugestão é que o Greenpeace contrate Claudio Ângelo como Diretor de Comunicação no lugar do outro pateta demitido hoje. Todos, a ONG ecotalibã, o jornal e o jornalista, serão, no mínimo, mais honestos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja