• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sem forte demanda, inflação fica comportada


Sexta-feira, 6 de julho de 2012 - 15h03

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Os mais céticos apostavam que a equipe econômica do governo Dilma estaria dando um tiro no pé ao promover reduções nos juros básicos e forçar, via bancos oficiais, a queda de juros na ponta. O receio estava em um eventual descontrole da inflação. Pois bem, o IPCA (Índice Preços ao Consumidor Amplo), que é o índice oficial do governo, ficou 0,36% em maio, mostrando desaceleração.


Nos últimos doze meses o IPCA acumula 4,99%, mais próximo do centro da meta, que é de 4,5% do que do limite estabelecido que é de 6,5% ao ano.


Os números atuais, salvo algum desastre no caminho, indicam que a inflação não é a grande preocupação no momento. Até mesmo o câmbio que poderia gerar a chamada inflação importada, pelo menos por hora, não afetou os preços internos.


Na prática a grande preocupação é mesmo quanto ao atual nível de atividade econômica. O governo brasileiro tem dado tiro para todos os lados visando garantir que a geração de riqueza e com ela a geração de emprego não caia demasiadamente.


No âmbito da política monetária liberou recursos represados do compulsório. Reduziu juros básicos. Diminuiu o IOF (imposto sobre operações financeiras). Ampliou prazos de financiamentos. Tem forçado a queda de juros para o tomador de recursos via política agressiva tanto do Banco do Brasil como da Caixa Federal.


Também tomou medidas via política fiscal. Reduziu tributos em vários setores e mais recentemente no setor automotivo. Este por sinal observou crescimento de mais de 11% em maio, fruto da queda do IPI e as promoções levadas a efeito pelas montadoras e concessionárias de veículos.


Mesmo com todo este esforço a indústria convive com elevados estoques e o comércio faz de tripas coração visando alavancar as vendas.


O consumidor está mais cauteloso, o ambiente econômico internacional não é favorável e o sinal de alerta foi ligado.


Somos sabedores que é preciso mais. Os investimentos do setor público devem ser mais fortes e se isso ocorrer aí sim a retomada do crescimento econômico se dará de maneira mais sustentada.


Para tanto é preciso não errar a mão. Identificar setores que são fortemente geradores de riqueza e garantir vida mais longa e inaugurar um ciclo virtuoso.


As políticas adotadas até agora são de curto prazo, utilizando a receita já conhecida, uma vez que foi praticada na crise de 2008 e 2009, que pode dar um refresco ao mercado, mas não livra o país da desaceleração, por sinal, este foi o resultado alcançado naquela oportunidade, ou seja, evitamos o pior, mas não evitamos a queda do produto interno bruto.


Se a inflação já não é mais o centro da preocupação é preciso ousar e para tanto a ciência econômica já consagrou o setor público como forte indutora do crescimento econômico. O caminho é por aí.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja