• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ninguém desmata por que é burro!


Segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 11h38

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Ontem, em dos eventos da eventorreia paralela à Rio +20, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, disse o seguinte: "Ninguém desmata porque é burro ou inteligente, desmata porque precisa sobreviver. Uma mãe, entre a castanheira e seu filho, sempre vai escolher o filho, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo". Baseado nesse trecho do discurso de Braga a jornalista ambiental Lilian Ferreira, do UOL, deu a seguinte manchete: Senador do Amazonas defende desmatadores em evento paralelo à Rio+20. Você acha que a manchete descreve a atitude do senador?

Braga ainda disse que o novo Código Florestal afetará pouco a Amazônia que tem mais de 70% de sua área ocupada por terras públicas sobre as quais o Código Florestal não tem efeito. "No que tange à questão do Amazonas, temos muito menos áreas privadas, menos de 5% de suas terras estão em mãos de propriedades particulares. Grande volume de terras são públicas, do governo estadual, federal ou indígenas. As Unidades de Conservação são mais de 50% da área total do Amazonas".

Depois de ouvir o senador a jornalista correu para ouvir o Nilo DÁvila, do Greenpeace, e o Mario Mantovani, outro ongueiro. O primeiro disse a ela que o senador devia "estar mal informado". Porque, segundo ele, o projeto "Terra Legal" está distribuindo a agricultores terras públicas na Amazônia. O segundo sacou um número "sonhático" da cartola e disse a jornalistas que "dos quase 522 milhões de hectares da Amazônia, 200 milhões são dedicados à pecuária e outros 60 milhões à agricultura, sendo que só a soja representa 1/3 deste número".

Sabe o que a jornalistas fez? Investigou as informações?

Nada. Apenas repetiu as mentiras dos dois ambientalistas e distorceu a verdade dita pelo senador.

O Amazonas é quase toda terra pública, o Terra Legal exige contrapartidas ambientais para titular áreas e a Amazônia tem menos de 20% de sua área desmatada. O único que falou a verdade foi o senador, mas a jornalista nem percebeu.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja