• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Grãos - Milho - Começando a clarear


Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 18h00

Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Ilha Solteira. Mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal. Consultor e analista da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral. Editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria.


Com o avanço da colheita é possível ter uma ideia do cenário para o mercado do milho nesta temporada. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 25,0% da produção de verão foi colhida até o final da primeira semana de fevereiro. Na Paraná a colheita chegou a 9,0% da área plantada e no Centro-Oeste e Sudeste entre 10,0% e 15,0% do milho de verão foi colhido. Uma coisa está clara: a produtividade média será menor em 2011/2012. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um rendimento médio de 67,7 sacas (60 kg) de milho por hectare na atual safra. Uma queda de 10,5% na comparação com a safra anterior. Na tabela 1 estão as produtividades médias esperadas para o milho nos principais estados produtores. Destaque para o Rio Grande do Sul, onde a produtividade diminuiu 47,4%.


A produção na primeira safra está estimada em 35,0 milhões de toneladas de milho. No relatório de dezembro, a Conab informou uma produção de 39,0 milhões de toneladas. Foram as primeiras estimativas. A oferta só não foi pior em função do aumento de 9,0% na área plantada em 2011/2012 em relação à 2010/2011. De olho na safrinha Para o milho safrinha, a expectativa da Conab é de que sejam semeados aproximadamente 6,7 milhões de hectares nesta temporada. Um aumento de área de 13,6% frente à 2010/2011.


A produção está estimada em 25,7 milhões de toneladas frente a 21,4 milhões de toneladas na safra passada. Os números fazem parte do quinto relatório de acompanhamento da safra brasileira, divulgado em 9 de fevereiro. Esta foi a primeira estimativa da Companhia para a safrinha. A expectativa de aumento da área plantada e produção na safrinha em 2011/2012 diminui (um pouco) a pressão em função da quebra de produção na primeira safra. É preciso considerar, no entanto, que estes números devem ser revistos ao longo dos próximos meses. O plantio está em andamento. No Mato Grosso, maior produtor de milho safrinha do país, a área plantada deve aumentar pelo menos 25,0% em relação à temporada passada. No Paraná o aumento está estimado em 10,3%. Final O mercado começa a sentir a chegada do milho novo. Os preços pagos pela saca do grão caíram na primeira semana de fevereiro. Em Campinas-SP, o milho está sendo negociado por R$28,00 por saca de 60kg. Uma queda de 10,0% em relação à média de janeiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a saca de milho está 11,7% mais barata. Veja a figura 2.


O momento pode ser uma oportunidade para a compra de milho, principalmente em meio as incertezas com relação à safrinha e o mercado internacional do grão.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja