• Terça-feira, 19 de março de 2019
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ralizinho de final de ano?


Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 - 16h53

por Leandro Bovo

Médico veterinário, pós-graduado pela ESPM, MBA em finanças pelo Insper-SP e sócio diretor da Radar Investimentos


Com a proximidade do final do ano, a maioria dos participantes está mais preocupada em fazer planejamentos para 2012 do que em operar, e como era esperado, o volume de negócios tanto no mercado físico como no mercado futuro têm diminuído sensivelmente.

Dezembro foi decepcionante em termos de consumo e os preços pagos ao produtor acompanharam a tendência, recuando 4%.

Com a proximidade do final do ano, a pressão vendedora diminuiu bastante e o consumo, sobretudo de traseiro, vem mostrando uma sensível melhora (no atacado com osso), conforme era esperado, refletindo em alta de preços.

Com os grandes frigoríficos escalados praticamente para o final do ano, existe parte dos frigoríficos menores com maior apetite para compra, o que até o momento foi suficiente para colocar um piso nos preços ao redor de R$98,00/@, à vista, livre de imposto, em São Paulo.

Essa situação de mercado ganhando sustentação nos últimos 10 dias do ano é bastante comum, e nos últimos 11 anos a média de alta neste período foi de 1,40%.

Como pode ser observado na tabela 1, em nenhuma ocasião nesse período houve queda maior do que 0,52%. Mesmo se desconsiderarmos o ano de 2011 que teve uma alta atípica, ela ainda fica positiva em 0,75%.



Este é o cenário que o mercado futuro vem precificando para o final de 2011, uma leve alta de preços, sem nenhuma grande surpresa, cenário este que até o momento vem ganhando subsídio pelo comportamento dos preços no mercado físico.

Para 2012, o cenário é de certa melhora, com os preços se recuperando das mínimas, porém, a precificação ainda reflete preços nominais abaixo dos praticados em 2011.

Com o mercado futuro precificando 2012 em patamares muito próximos do custo de produção, resta saber qual será a atitude dos produtores na safra, onde a capacidade de retenção dos estoques aumenta substancialmente. A evolução dos preços da reposição terá papel fundamental para o cenário de preços de 2012.



Diante de tantas tecnologias, o que de fato traz resultado para o seu negócio? Descubra no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria. GARANTA SUA VAGA! De 2 a 5 de abril no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, Ribeirão Preto-SP.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook





  • Copyright 2019, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 • Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111