• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Os desafios das pequenas e médias empresas


Sexta-feira, 5 de março de 2010 - 10h55

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Boa parte dos brasileiros, diferentemente do que ocorre em outros países, tem por desejo montar seu próprio negócio. Esses brasileiros, em vez de desenvolverem suas carreiras em grandes corporações, preferem ser empreendedores. Não obstante este desejo, até legítimo, a prática tem apontado para resultados nada animadores. Nem sempre um bom técnico ou alguém que recebeu uma indenização financeira ou possui uma reserva financeira, ou ainda uma boa idéia de negócio, possui todas as habilidades necessárias para se enveredar pelo mundo dos negócios. Primeiramente erram por não planejarem o negócio. Não fazem seu plano de negócios e investem sem saber exatamente quais são as ameaças e oportunidades que o empreendimento pode trazer. Com isso acabam não se alicerçando financeiramente e se o negócio não tem resposta imediata em termos de venda e lucro, buscam recursos de curto prazo a um custo extremamente elevado. Além disso, não investem nas habilidades necessárias para empreender. O dia a dia da empresa exige gestão competente. Além de cuidar da parte operacional, oferecendo produtos ou serviços de qualidade é preciso administrar pessoal, fornecedores, bancos, entre outros. O empreendedor deve saber antecipadamente que atuará em mercados competitivos e que a atividade empresarial tem por característica principal o risco, portanto, não terá certeza se efetivamente conseguirá o retorno desejado. No passado havia tudo por fazer, portanto, os pioneiros tiverem tempo hábil para aprender na prática como gerenciar suas organizações, o que permitiu a muitos possuírem atualmente empresas robustas e que trilharam um caminho de crescimento consistente, mas esse tempo já passou. Hoje é capital intensivo, mercado competitivo, pouca coisa é inovadora e o consumidor está cada vez mais exigente, podendo inclusive adquirir produtos 24 horas por dias em sites de venda online. Em resumo: empreender sim e pode apresentar bons resultados, auxiliando este empreendedor a construir riqueza, contudo, sem planejamento, sem controle e sem estratégias comerciais e financeiras adequadas engrossará as estatísticas que apontam para a baixa sobrevivência das pequenas e médias empresas em seus primeiros anos de vida. Os desafios das pequenas e médias empresas são enormes e quando necessário é preciso buscar ajuda profissional evitando que o sonho de ser empreendedor não se torne pesadelo.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja