• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Consórcio: boa alternativa para não pagar juros


Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 - 08h40

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


O consórcio sempre se apresentou com boa alternativa aos financiamentos tradicionais. Tem somente custo de administração e fundo de reserva, que são diluídos ao longo do plano, se apresentando como uma forma criativa de poupança para aquisição de bens. Depois que o Banco Central passou a normatizar e fiscalizar o setor, garantiu a transparência necessária nas finanças das administradoras. As novas regras melhoram ainda mais essa modalidade. Viagens de turismo, pós-graduação no exterior, tratamentos médicos e dentários e a possibilidade de usar os recursos para cobrir saldo de dívidas, abriram um leque maior de opções. Isso sem falar na maior rapidez na devolução dos valores pagos quando há desistência por parte do consorciado. Claro que a lógica do consórcio exige paciência, afinal, a idéia é contemplar gradativamente os participantes, quer por lance, quer por sorteio. Mas é o preço que se paga para sair dos juros, que por sinal, são elevadíssimos no Brasil. A recomendação é que o consorciado levante o máximo de informações sobre a administradora de consórcios antes de assinar o contrato. Mesmo fiscalizadas, é fundamental saber a idoneidade, a idade dos grupos em vigência (mesmo nas antigas modalidades), o nível de inadimplência, enfim, informações básicas para assumir um compromisso de longo prazo. Vale a pena um olhar sobre os consórcios, pois é uma boa alternativa para não pagar juros.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja