• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Piorar para melhorar!


Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 - 12h25

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Já fizeram suas projeções para esse ano? O tamanho do crescimento da economia brasileira é uma incógnita. O Fundo Monetário Internacional indica 1,8%. Otimistas projetam entre 2,5% e 3,0%. Na prática o que sabemos mesmo é que a crise internacional atingiu o lado real da economia. Um dos termômetros é exatamente o nível emprego. Setores importantes, que atuam em ampla cadeia produtiva, estão revendo seus quadros. Com isso milhares de brasileiros perderam seus postos de trabalho. A diminuição do tamanho da indústria afeta diretamente os trabalhadores das companhias e indiretamente seus fornecedores, prestadores de serviços, entre outros. É uma revisão para menos. É verdade que muitas empresas optam por este caminho, o da dispensa. Mas há empresas dos mais variados setores que apostam na manutenção do emprego, custe o que custar, pois sabem como é oneroso treinar, qualificar e lapidar a mão-de-obra. Estão abrindo para parcerias. Compartilhando redução de custos. Empresários abrindo mão de retiradas e se a decisão for pela dispensa de empregados, trabalham para que tenham o menor impacto possível. Se de um lado o mundo pode entrar em recessão, com números pessimistas ou otimistas, o indicativo que no Brasil a palavra de ordem é desaceleração, indicando, mesmo com menor intensidade, crescimento. Como alguns indicam que é preciso piorar para melhorar, quem conseguir se estruturar para enfrentar esse primeiro trimestre, poderá colher frutos a partir daí. A irrigação externa via crédito pode minimizar o impacto interno. Em resumo: é hora de sair da vala comum. Como dissemos: é hora de parceria e com isso nem é preciso esperar piorar para melhorar.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja