• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A atuação do Banco Central brasileiro


Sexta-feira, 10 de outubro de 2008 - 15h24

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Se pudermos rotular a atuação do Banco Central brasileiro ao longo desses anos poderíamos dizer que é rótulo de conservador. Praticou uma política monetária restritiva, com elevados percentuais de depósito compulsório e elevadíssima taxa de juros. Sua tônica foi colocar-se acima dos prognósticos mais otimistas, contrariando em determinadas ocasiões até o desejo do Presidente da Republica e da equipe econômica que atua fora do Banco Central, no que se refere a um alívio maior da economia. Apesar desta constatação, não podemos deixar de reconhecer que neste momento de crise financeira a autoridade monetária está agindo com retidão e preventivamente. Liberou linhas de crédito aos exportadores. Alterou legislação permitindo agir rapidamente em eventual socorro aos bancos. Liberou e reduziu os recursos do compulsório. Vem atuando forte no mercado cambial. É evidente que o nervosismo do mercado leva alguns agentes econômicos a uma prática irracional, e quando isso acontece não há "ração" que chegue, mas de qualquer maneira, preliminarmente, dentro do que cabe ao Brasil, o indicativo é que as ações estão alinhadas com as necessidades atuais. Espera-se que no seio do governo se admita a magnitude da crise e se necessárias, outras decisões possam ser tomadas, garantindo que o Brasil, na prática, realmente esteja mais bem preparado para enfrentar os efeitos que a crise financeira poderá nos causar. O que está em jogo é a garantia da estabilidade de preços, sem que haja forte redução do crescimento econômico. O Banco Central, ao menos por hora, está atendendo as expectativas.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja