• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Crise. Palavra de ordem: Cautela


Sexta-feira, 3 de outubro de 2008 - 16h01

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Cautela é na minha visão o resumo do comportamento das pessoas em meio à crise que atravessamos. Como toda crise, haverá um ciclo e, dada a evolução da ciência econômica e o aperfeiçoamento dos instrumentos de política macroeconômica, espera-se que o ciclo da crise não seja duradouro. Vamos pontuar algumas decisões do dia a dia: Compra de dólar para viagem de final de ano: espere alguns dias. Segundo projeções, o dólar deve oscilar entre R$1,80 e R$1,90. Fique atento aos movimentos do mercado de câmbio, há forte volatilidade. Uso do crédito. Redobre a atenção. Já houve aumento na taxa de juros em alguns setores. Esses aumentos variam de 10 a 25%. É o mercado se prevenindo. Os bancos e financeiras serão mais seletivos. Para assumir compromissos de médio prazo, de dois a três anos, tenha convicção que o setor em que atua não será atingido diretamente e que seu emprego esteja de alguma maneira protegido. Cartão de crédito. Faça um esforço redobrado para pagar integralmente a fatura. Os juros que já eram altos devem aumentar mais. Dívidas já contraídas. Se os juros foram baixos, não pague antecipadamente. Espere um pouco mais. Melhor ter liquidez neste momento. Final de ano: muito provavelmente não será o final do ano dos importados. Só haverá preços mais baixos se o preço em moeda estrangeira cair. Se depender da cotação do dólar, os preços estarão mais salgados. A boa notícia é que muito provavelmente o Banco Central interromperá o ciclo de alta da Selic, à medida que precisa que o dinheiro flua mais na economia, compensando a retração do crédito já existente. Ganhamos todos.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja