• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

É hora de trabalhar em projetos


Segunda-feira, 5 de maio de 2008 - 21h02

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Ao adquirir o título grau de investimento pela agência de avaliação de risco Standard & Poor´s, o Brasil precisa acima de tudo saber tirar proveito desta oportunidade. Mais do que comemorar o fato de mais investidores estrangeiros aportarem seus recursos no Brasil, é o momento de trabalhar em projetos investimentos que auxiliem o país a eliminar os denominados gargalos na economia. Não obstante entender que no curto prazo travaremos discussões em torno da taxa de câmbio, taxa de juros, saldo comercial, entre outras variáveis macroeconômicas, o que por sinal é normal, à medida que a ampliação da oferta de moeda estrangeira estabelecerá novos parâmetros para condução da política econômica, não devemos deixar de considerar que no médio e longo prazos investimentos em infra-estrutura é que sustentarão nosso crescimento. É o uso da frase conhecida: “um olho no peixe, outro no gato”. Desta maneira o reconhecimento externo tem que ser acima de tudo acompanhado de projetos nos setores energético, de transporte, logística e na indústria de base. É neste ambiente que poderemos, em vez de, no olhar externo de investidores, sermos taxados de bons pagadores e de um país seguro para se investir, que possamos sim conquistar o reconhecimento interno, da população brasileira, indicando a esses que acima de tudo há no Brasil geração firme de emprego e renda, que se sustentam ao longo do tempo. Para tirar todo proveito que o momento oferece, precisamos ter bons projetos, portanto, mãos a obra.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja