• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A mulher atual e a economia


Sexta-feira, 7 de março de 2008 - 08h40

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


A mulher e a economia apresentam relações que saltam os olhos. Ao pensarmos em aplicação financeira, pensamos na bolsa, de um lado a de valores, de outro a inseparável bolsa feminina. Se o pensamento recai nas escolas econômicas, podemos dizer que elas estão cada vez mais liberais, diria, neoliberais. Se o caminho é a empresa, elas têm uma forte vocação para gestão de pessoas, cuja origem é a unidade familiar, que oferta os fatores de produção. Se análise é focada na qualidade total, trabalham de forma incansável na busca de qualidade de vida. Se a tônica é lidar com escassez, um dos fundamentos da economia, elas são capazes de “tirar leite de pedra”. Existe o lado real da economia, esse que oferta produtos e serviços, gerando emprego e renda, sendo que elas conseguem transformar essa racionalidade, em algo mais palatável. Temos em economia o homem racional, temos no mundo o ser emocional. É uma mulher moderna, pragmática, determinada, capaz de encarar diariamente dupla jornada e, diga-se de passagem, com muita competência. Nem sei se precisam de um dia especial, pois são especiais todos os dias, mas já que instituíram esse dia, marco mundial de luta da própria mulher, saibam que as esperanças dos homens é que efetivamente vocês controlem a economia, com a mesma competência que trilharam esse caminho até agora, e que nosso dia-a-dia seja mais suave. Feliz dia das mulheres, sempre e todos os dias!
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja