• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O fracasso do “Primeiro emprego”


Sexta-feira, 31 de agosto de 2007 - 08h45

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


O projeto denominado primeiro emprego serviu somente para auxiliar na eleição do Presidente Lula. Um projeto que pretendia estimular as empresas a oferecerem vagas para jovens de 16 a 24 anos, foi simplesmente excluído do projeto do Plano Plurianual (PPA) que o governo é obrigado a elaborar e já encaminhou ao Congresso Nacional. O PPA que compreende o período de 2008 a 2011 não tem precisão de verba. Para o governo houve um equivoco no diagnóstico do problema: apostaram no incentivo para contratar e constataram que falta qualificação da mão-de-obra. O problema não é diagnóstico errado, afinal isso pode acontecer com qualquer um, mas sim o descaso na justificativa de seu fracasso. Ora, como o jovem irá se qualificar se não tiver a primeira oportunidade? Se concentrará no teórico? Considerando que o governo “jogou a toalha” nesta questão, como já o fez em outro projeto social, o alardeado “fome zero”, que ao menos encontre uma alternativa para que a conquista do primeiro emprego seja realidade. Jovens sem oportunidades no mercado de trabalho são prezas fáceis do ganho sem esforço, normalmente ligados ao crime. Se não há como equacionar e resolver o problema com as ações implementadas ao longo desses anos, que haja uma ampla discussão com a sociedade, com aqueles que operam com essa faixa etária da população, para que, em conjunto, sejam oferecidas condições mínimas que garantam a prática plena da cidadania. Por último a constatação do óbvio: campanha eleitoral aceita promessas de todos os tipos, cabe aos eleitores filtrar o que é factível. Primeiro emprego e fome zero ficaram na promessa, mas geraram muitos votos.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja