• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado: sem temor


Segunda-feira, 30 de julho de 2007 - 07h53

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


A semana foi caracterizada por fortes oscilações na bolsa de valores e no mercado cambial. Considerando que há grande exposição na mídia, que alardeia aos quatro cantos o momento ruim desses mercados, os menos avisados começam a traçar cenários pessimistas para a nossa economia, sem que haja um mínimo de embasamento técnico. O que se observou nessa semana foi uma deterioração do cenário global. São notícias ruins no tocante a economia norte-americana notadamente no mercado imobiliário daquele país. A leitura dos investidores foi no sentido de evitar riscos, isto é, venderem ativos tais como ações, títulos da dívida pública, e procurarem portos mais seguros, como papéis do Tesouro dos Estados Unidos e de países considerados desenvolvidos. Considerando a interligação dos mercados, que operam em tempo real, esse comportamento de mudança de posição “contamina” o mercado, gerando um “efeito manada”, cujos resultados são: vendas expressivas de ações e demanda crescente por moeda e papéis de países seguros. Como o Brasil desta semana é o mesmo da semana passada e será praticamente o mesmo dos próximos meses, não há motivos para maiores preocupações e tampouco para se criar um ambiente de pessimismo. Devemos entender como ajustes naturais toda vez que há grande valorização de ativos sem que haja sustentação técnica para esse comportamento. Não é necessário ter temor com o comportamento do mercado. Na verdade o que assusta é quando tudo isso chega ao mundo real nesse que gera riqueza, emprego e renda. Por hora fica somente registrado o comportamento dos mercados ligados ao lado monetário da economia e que são extremamente vulneráveis as especulações.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja