• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Só 3% de correção na tabela do IR?


Quinta-feira, 30 de novembro de 2006 - 14h37

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Quando se está no calor da disputa eleitoral tudo pode. São promessas e mais promessas que, passadas às eleições, infelizmente não são cumpridas. Poucos dias anteriores ao segundo turno o Presidente Lula em um de seus programas gratuitos dirigiu suas palavras à classe média e garantiu que haveria reajuste da tabela do imposto de renda da pessoa física. Falou a esse segmento da sociedade porque sabe que é a paga o maior preço no atual modelo econômico. E muitos acreditaram e votaram no Lula. Depois das eleições, já consagrado nas urnas, o ação é diferente do discurso. Primeiramente falaram em 10%, depois disseram que seria zero e agora decidiram pelo pífio 3%. Na prática isto não significa nada. Há defasagem histórica nos valores de abatimento do imposto de renda. Pela incompetência do setor público milhões de brasileiros são obrigados a gastar com escolas particulares, plano de saúde privado, fora os gastos com uma enorme gama de outros serviços, e quando pensam que pagarão um imposto justo, o que se vê é mais um estelionato eleitoral. Que saudades do PT fora do governo. Tinham e mantinham a bandeira da justiça tributária. Quando efetivamente farão justiça a classe média? Quando esta não mais existir? Três por cento de correção da tabela do imposto de renda é piada de mau gosto.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é delegado do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja