• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tímido pacote fiscal


Sexta-feira, 17 de novembro de 2006 - 15h38

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Na tentativa de cumprir o prometido na campanha eleitoral o Presidente Lula encomendou um pacote fiscal que tem por objetivo levar o país a crescer na casa de 5% ao ano já em 2.007. O Ministro da Fazenda Guido Mantega preparou uma proposta que contempla entre outros pontos a desoneração da folha de pagamento, setorização da CPMF e adiamento da carga tributária na aquisição de equipamentos. Redução de tributos é sempre bem-vinda, entretanto mesmo que a proposta seja aprovada na íntegra, o que é difícil acontecer, pouca coisa mudará em relação ao crescimento da economia. Impactaria no máximo 0,1 ponto percentual, ou seja, a projeção de crescimento para 2.007 ficaria entre 3,5% e 4%, no máximo. Não há milagre nesta questão. O orçamento terá que ser executado. O Estado já tem compromisso com gastos de custeio, que são elevados. Há vinculação da receita orçamentária, portanto, pouca margem para sobra de recursos para investimentos. Sem recursos para investimentos no setor público nada de crescimento. Sem desoneração fiscal forte e queda nos juros, nada investimento do setor produtivo. Resumo: crescer 5% em 2.007? Muito difícil. O pacote fiscal divulgado é muito tímido.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é delegado do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja