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Indústria alerta para “apagão” de fertilizantes

Indústria alerta para “apagão” de fertilizantes


Demanda por defensivos agrícolas deve crescer em 2011, mas capacidade de portos brasileiros não acompanhou a procura. A escalada das cotações internacionais dos grãos nos últimos meses de 2010 pode levar o Brasil a um novo apagão no setor de fertilizantes no primeiro semestre do ano que vem. O alerta vem da indústria, que prevê aumento na demanda por defensivos agrícolas em 2011. O consumo nacional deve somar 24,5 milhões de toneladas neste ano (aumento de 8,9% ante 2009) e continuar crescendo em 2011, superando o recorde registrado há três anos, quando o volume vendido beirou 25 milhões de toneladas, conforme a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Como cerca de 70% do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK, principal formulado) usados nas lavouras brasileiras vêm de fora do país, pode haver dificuldades caso o aumento da de­­manda interna se confirme. A capacidade de Santos e Paranaguá, principais portas de entrada dos fertilizantes importados, não acompanharam o crescimento do consumo de adubos, justifica o presidente do Sindicato da In­­dústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), José Carlos de Godoi. “O problema de Parana­guá nem é tanto a eficiência do porto, mas sim o seu tamanho”, esclarece. Perto de 45% dos fertilizantes importados pelo Brasil anualmente entram no país pelo terminal portuário paranaense, informa o dirigente. Além do Paraná, o produto que chega por Paranaguá atende também aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Godoi relata que os preços em alta estimulam o plantio de grãos e que, por isso, as vendas de adubos, que já estão aquecidas por causa do milho safrinha e do trigo, tendem a crescer ainda mais a partir de fevereiro, quando Mato Grosso começar a descer soja para Paranaguá. “Os produtores vão querer antecipar as compras para aproveitar o frete de retorno e isso pode causar congestionamentos no porto”, explica. “Se isso acontecer, pode causar falta de produto na fábrica, dificultando ou até atrasando a entrega do produto ao consumidor final”, prevê o presidente do Sindiadubos. Segundo Godoi, um possível apagão portuário nos primeiros meses do ano que vem encareceria em US$18,00 o custo da tonelada dos produtos, alta que deve ser repassada ao produtor e tende a contaminar toda a cadeia produtiva, chegando inclusive ao consumidor. Fonte. Gazeta do Povo. Por Luana Gomes. 30 de dezembro de 2010. << Notícia Anterior Próxima Notícia >>
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