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Eclusa de Tucuruí beneficiará transporte de produtos agrícolas


Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 09h37

A obra, entregue nesta terça-feira, favorecerá o escoamento da produção de quatro estados brasileiros O agronegócio do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que compõem a região conhecida como Matopiba, será favorecido com a inauguração da Eclusa do Turucuí, no Rio Tocantins. A entrega da obra será nesta terça-feira, 30 de novembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A região vem se destacando pelo crescimento econômico nos últimos anos, principalmente na agricultura, apesar da falta de alternativas para escoamento das safras, que sempre impactou na atividade daquele polígono. “A região tem deficiência de infraestrutura para o escoamento de grãos, principalmente a soja, e o Rio Tocantins surge como uma solução”, destaca a coordenadora de Infraestrutura Rural e Logística do Ministério da Agricultura, Maria Auxiliadora Domingues de Souza. Para ela, o potencial de transporte hidroviário na área pode chegar a 18 milhões de toneladas com outras alternativas em andamento, como a construção da Ferrovia Norte-Sul, da eclusa de Lageado (Tocantins) e a execução do projeto da eclusa de Estreito, na divisa de Tocantins com Mato Grosso. De acordo com a coordenadora do Mapa, Tucuruí conta com duas eclusas. Uma fica no corpo da barragem e a outra a cinco quilômetros. As eclusas, com investimento total de R$ 1,6 bilhão, foram dimensionadas para a movimentação de embarcações com cargas de grandes volumes, como os graneis agrícolas. “Trata-se do primeiro passo para melhorar a navegabilidade do rio, solucionando parte do gargalo logístico para o escoamento da crescente produção da região”, ressalta. No primeiro semestre de 2011, as eclusas estarão operando e os produtores poderão utilizar a Hidrovia do Tocantins, com redução de 15% no valor do frete. Com a conclusão das eclusas de Estreito e Lageado, o trecho navegável do rio Tocantins será de 1,5 mil km. “As obras permitirão o aumento da produção de grãos (soja e milho) em diversos municípios mato-grossenses com áreas de pastagem, o que representará mais um grande passo a favor do agronegócio brasileiro”, disse a coordenadora. No futuro, os rios Tocantins e Araguaia, como via de transporte fluvial, ligarão os portos de Belém às regiões produtoras do Alto Araguaia, em Mato Grosso, que ficam a dois mil quilômetros. “O complexo hidroviário Araguaia-Tocantins será determinante para a exploração, em larga escala, dos recursos minerais e agropecuários das regiões Centro-oeste e Norte do Brasil”, destaca Maria Auxiliadora. As eclusas de Tucuruí são o primeiro passo para consolidar esse projeto e permitirão o tráfego de comboios com capacidade de carga de até 20 mil toneladas, com destino aos portos de Vila do Conde e Outeiro, nas proximidades de Belém (PA), localização estratégica em relação aos mercados norte-americano, europeu e do extremo oriente. O Brasil possui a maior extensão de rios do mundo: 58 mil quilômetros. Por restrições operacionais e de navegabilidade, são utilizados apenas 8,5 mil quilômetros de hidrovias interiores. Os principais rios navegáveis do país são Madeira, Paranaíba-Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraguai-Paraná e Teles Pires-Tapajós. Porém, apenas o Madeira e o Paranaíba-Tietê-Paraná são utilizados para o transporte de produtos provenientes do agronegócio. Fonte: MAPA. Por Sophia Gebrim. 1 de dezembro de 2010.
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