• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Protocolo entre Brasil e Indonésia abre mercados para o agro brasileiro


por Gov.br

Sexta-feira, 11 de agosto de 2023 - 10h30

Foto: gov.br


Dois importantes protocolos relativos à inspeção e aprovação do país e estabelecimentos para exportação de produtos da agropecuária brasileira foram firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e as autoridades sanitárias da Indonésia. A medida permite a abertura de dois mercados para o Brasil e representa um avanço nas relações comerciais com o país.


“Ao longo destes sete meses, estamos trabalhando com muito afinco na expansão dos nossos mercados, na pauta de exportações com valor agregado, que gera emprego tanto para o campo, quanto para a cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.


De acordo com os protocolos firmados, poderão ser exportados gado, que contribuirá para o melhoramento genético do rebanho da Indonésia, e subprodutos de animais para alimentação animal. Somente entre os meses de janeiro a julho deste ano, as exportações de produtos brasileiros para a Indonésia somaram mais de US$ 1,98 bilhão. Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais representam 51% dos produtos exportados para o país no período.


Em maio, Fávaro realizou uma reunião virtual com o ministro da Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, para tratar do fortalecimento das relações comerciais entre os países. No início deste ano, a Indonésia anunciou a abertura de mercado para a carne bovina brasileira.
A cerimônia de assinatura dos protocolos foi realizada em Belém, no Pará, onde as autoridades sanitárias da Indonésia estiveram reunidas por ocasião da Cúpula da Amazônia.


Estiveram presentes o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Pará, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, o ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, o diretor-geral de Pecuária e Saúde Animal da Indonésia, Dr. Ir. Nasrullah, e a diretora de Saúde Animal da Indonésia, Nuryani Zainuddin.


Agora, já são 31 mercados abertos para os produtos da agropecuária brasileira desde o início do ano.


Matéria originalmente publicada em: Protocolo entre Brasil e Indonésia abre mercados para o agro brasileiro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja