• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Indea-MT prorroga até junho de 2024 prazo de registro de marca a fogo


Sexta-feira, 30 de junho de 2023 - 18h00

Foto: Indea-MT/Divulgação


O prazo para pecuaristas em Mato Grosso realizarem o registro de “marca de fogo” junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) foi prorrogado para até 30 de junho de 2024. De acordo com o órgão, o período para o registro encerraria nesta sexta-feira (30).


A identificação permanente do rebanho com a marca de fogo tem como intuito auxiliar na rastreabilidade do rebanho e, consequentemente, a certificação sanitária do rebanho mato-grossense. Tal iniciativa garante ainda maior segurança aos criadores ao inibir ações de roubos e furtos de gado no estado, já que identifica a quem pertence os animais.


O Indea-MT pontua que para efetuar o registro o produtor deve levar a sua ferramenta “marca a fogo” em uma das 139 unidades do órgão existentes do estado, preencher e assinar o “Formulário para o Registro de Marca a Fogo”.


Segundo o Indea-MT, tais documentos estão localizados no site do órgão, no espaço ‘Sanidade Animal’, na aba Cadastramento Pecuário.


O órgão alerta ainda que em caso de mais de uma marca, o produtor deve levar todas para registro e informar quais são utilizadas em cada exploração pecuária de sua propriedade.


Produtores sem marca devem fazer registro também

Caso o pecuarista não utilize marcação a fogo em seu rebanho, o mesmo, explica o Indea-MT, deve informar e registrar a forma utilizada para identificar os bovinos e bubalinos. Nesse caso, o documento a ser preenchido e assinado é a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo”.


Após o registro da modalidade de identificação, ela sairá impressa na Guia de Trânsito Animal(GTA), o que facilitará a fiscalização dos animais em transporte.


Matéria originalmente publicada em: Indea-MT prorroga até junho de 2024 prazo de registro de marca a fogo



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja