• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Política de importação de leite prejudica produtores mineiros


por almg

Quarta-feira, 28 de junho de 2023 - 13h00

Foto: Guilherme Bergamini


Na manhã desta terça-feira (27/6/23), foi a vez do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, participar da prestação de contas do governo aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no âmbito do Assembleia Fiscaliza.


Grande parte dos parlamentares presentes abordou a preocupação dos produtores mineiros com a política do governo federal de importação de leite, principalmente da Argentina e do Uruguai. A compra de leite de fora mais do que triplicou neste semestre, causando a derrubada dos preços sem que os custos de produção acompanhassem esse movimento, o que para os representantes do setor caracteriza concorrência desleal.


O 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), classificou essa política como um desrespeito, em especial com os pequenos e médios produtores, que estão vendo seus negócios serem inviabilizados.


Posicionamento semelhante ao da deputada Lud Falcão (Pode) e dos deputados Bosco (Cidadania) e Coronel Henrique (PL), que sugeriu como medida paliativa a taxação de 12% do leite importado.


Concordando com os parlamentares, o secretário Thales Fernandes lembrou que Minas é o maior produtor de leite do País, responsável por 27% da produção nacional. Para fazer frente à queda de preços que vem com o leite do exterior, ele sugeriu o estímulo ao consumo interno do produto, até mesmo com a sua inclusão na merenda escolar, e a capacitação dos produtores para a gestão dos seus negócios, de forma que se mantenham competitivos.


Matéria originalmente publicada em: Política de importação de leite prejudica produtores mineiros



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja