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Ferrovia Norte-Sul inaugurada, impulsionando desenvolvimento do interior


por Gov.br

Terça-feira, 20 de junho de 2023 - 15h00

Inaugura, nesta sexta-feira, 16/6, a ligação ferroviária entre os portos de Itaqui, no Maranhão, e Santos, em São Paulo. Depois de mais de 30 anos, a Ferrovia Norte-Sul vai se tornar realidade e permitir a aceleração do desenvolvimento da região Centro-Oeste, fundamental para a agropecuária. Com a inauguração do Terminal da Rumo de Rio Verde (GO), a ferrovia completa 2.257 quilômetros e atravessa quatro regiões.


A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da região Sudeste ou pelo Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico.


CONECTIVIDADE - O empreendimento favorece a multimodalidade e a interconectividade da malha ferroviária, incentiva investimentos para o aumento da produção e da industrialização, além de reduzir custos logísticos e a emissão de poluentes.


HISTÓRICO - Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte-Sul só passou a avançar de forma significativa em 2003, ganhando impulso quatro anos depois, quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) virou realidade. Nesse ano, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi subconcedido e hoje é operado pela VLI Logística.


A partir de 2019, a operadora logística Rumo passou a gerir o tramo Sul do empreendimento, com 1.537 quilômetros de trilhos. Nos últimos quatro anos, a Rumo construiu três novos terminais em São Simão, Rio Verde e Iturama. Nesse período, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante.


TRILHOS E PÁTIOS - Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP).


Essas intervenções levaram à criação de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos e já resultaram em melhorias de infraestrutura para o escoamento da produção do Centro-Oeste. Só em 2022, cerca de 7,8 milhões de toneladas de soja, milho e farelo foram transportadas pelos novos trechos da ferrovia, o que permitiu uma superação de 25% do total exportado pelo estado de Goiás em comparação a anos anteriores.


Matéria originalmente publicada em: Ferrovia Norte-Sul inaugurada, impulsionando desenvolvimento do interior



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