• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tempestade perfeita na logística marítima já se espalha para vários setores do comércio global


Quarta-feira, 25 de agosto de 2021 - 17h00

Foto: REUTERS/Aly Song/File Photo


Os problemas com a logística marítima se multiplicam e geram dificuldades para setores exportadores como café, carnes e frutas, outros produtos semiprocessados ou que dependam de câmaras frias. Da falta de meios a preços explosivos dos fretes, o modal global está sob tempestade perfeita.


A Abic já identificou que a queda das exportações de café solúvel tem uma parte dedicada ao problema da falta de contêineres.


A consultoria Agrifatto também atribui a isso parte do crescimento menos vigoroso das exportações de carnes bovinas.


No geral, segundo dados da Bloomberg, atualmente a taxa de locação de um contêiner está 200% mais alta que no mesmo período de 2020, lembrando que no início da pandemia o problema também havia se manifestado.


Só que, hoje, além de uma demanda muito grande, especialmente pelos Estados Unidos, há também problemas com menor número de embarcações porta-contêiner, navios em quarentena pela covid e crises portuárias, além ainda de não ter havido acomodamento do cenário desde que o Ever Green atolou no Cana de Suez em março.


Portanto, os fretes também explodiram.


Matéria originalmente publicada em: Tempestade perfeita na logística marítima já se espalha para vários setores do comércio global



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja