• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carnes fecharam primeiro bimestre com expansão de 14% no volume embarcado


Segunda-feira, 28 de março de 2016 - 05h30

Compilação detalhada, efetuada pelo MAPA a partir dos dados mensais da SECEX/MDIC, aponta que no primeiro bimestre de 2016 as exportações brasileiras de carnes totalizaram 986,40 mil toneladas, volume que significou aumento de 14,1% sobre idêntico período de 2015.


Embora as três principais carnes exportadas registrem significativo incremento de volume, o que mais chama a atenção é a expansão de 80,0% registrada pela carne suína. É oportuno registrar, entretanto, que parte desse incremento provém da recuperação de mercados perdidos em 2015.


Menos por conta da demanda externa e mais por conta da forte valorização do dólar, continuam negativos os preços médios das quatro carnes. Aparentemente, porém, já se chegou ao “fundo do poço”. E a tendência, doravante, é a de variações (embora negativas) em índices menores que os atualmente registrados.


Isso, somado ao aumento no volume exportado, deve se refletir na receita cambial do setor, que se mantém negativa há mais de um ano. Por sinal, o índice de negatividade já vem apresentando significativa redução: no acumulado do primeiro bimestre, apresentou queda de 5,6% sobre idêntico período de 2015, enquanto há um ano, no mesmo período, o recuo em relação ao mesmo bimestre de 2014 ficou em 19,0%.


Fonte: Agrolink. 24 de março de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja