• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores de Mato Grosso já venderam 65,8% da safra de soja, e de milho, 60,3%


Quarta-feira, 9 de março de 2016 - 05h30


As vendas de soja e milho em Mato Grosso avançaram nas últimas semanas, mas como era de se esperar, em ritmo mais lento do que no início da atual temporada 2015/16.


Levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) indicou que 65,8% da safra prevista de soja (que está em fase de colheita) foi negociada até o começo de março, evolução de 4,8 pontos percentuais em relação ao início de fevereiro. A comercialização da oleaginosa continua adiantada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 59,4% da safra 2014/15 do Estado já estava comprometida.


“Como grande parte da safra foi negociada antecipadamente, aliada à queda de quase R$4,00 por saca registrada no mercado disponível no último mês, os produtores tiveram pouco estímulo para negociar”, disse o IMEA, em boletim.


No caso do milho, 60,3% da produção esperada para a segunda safra (a safrinha, em fase de plantio) também já está comprometida em Mato Grosso, incremento mensal de 3,7 pontos percentuais. As negociações do grão também estão bem à frente de um ano atrás, quando 42,0% da produção prevista estava vendida.


“Esse volume vendido apenas foi possível porque o preço médio de comercialização do mês passado foi o maior da safra 15/16, de R$18,84 por saca, o que acabou atraindo alguns vendedores que ainda não estavam tão comprometidos quanto à média do Estado indica”, afirmou o IMEA.


Para o instituto, é provável que os agricultores permaneçam retraídos até a colheita da safrinha, entre o fim de maio e início de junho.


Fonte: Valor Econômico. 8 de março de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja