• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima: semana chuvosa em boa parte do Brasil


Terça-feira, 8 de março de 2016 - 05h20

A semana vai se iniciando com muitas áreas de instabilidade sobre as faixas central e norte do Brasil. Há previsão de novas pancadas de chuvas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Pará durante toda a semana.


Portanto, o retorno das chuvas sobre as regiões produtoras do Matopiba e Pará possibilitarão uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, cujas perdas são grandes, novamente, esse ano. Já em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e em Rondônia, o tempo mais fechado e chuvoso prejudicará o pleno andamento da colheita da soja, finalização do plantio do milho safrinha e a realização dos demais tratos culturais. Podendo gerar perdas pontuais. Em São Paulo, Mato Grosso do Sul e em toda a região Sul, o tempo mais aberto possibilitará a plena realização dos tratos culturais, bem como a colheita e plantio, além de manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Até porque há previsões de novas pancadas de chuvas ao longo da semana.


E esse será o padrão da semana, chuvas em quase todo o Brasil. Com exceção na faixa sul do Rio Grande do Sul, onde a previsão é de um tempo mais aberto essa semana, as demais localidades do Brasil serão registradas chuvas. No Matopiba essas chuvas manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, estancando totalmente as perdas, no Centro-oeste esse padrão meteorológico irá manter os trabalhos de colheita e plantio prejudicados.


No Sudeste, para as culturas perenes, como frutas, cana de açúcar, café e pastagens as condições se manterão favoráveis, mas para os grãos, essas poderão atrapalhar o andamento da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra. O mesmo irá ocorrer no Paraná. E mesmo com a previsão de baixos volumes de chuvas para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como a realização dos tratos culturais, como a colheita do arroz, soja e milho.


Fonte: Notícias Agrícolas7 de março de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja