• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão do tempo: semana começa com chuvas na região Sul do Brasil


Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016 - 05h56

Uma frente fria avançou pela região Sul na segunda-feira (1/2) e deve causar pancadas de chuvas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Há registros de precipitações também no Pará, norte da Bahia e em diversos pontos do sertão nordestino. Segundo o boletim meteorológico da Somar, nas demais localidades a segunda-feira amanheceu com céu limpo e forte calor, já que as chuvas continuarão concentradas sobre a faixa oeste do Brasil.


A colheita da soja e posterior plantio das culturas de segunda safra no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Paraná poderão ser parcialmente prejudicadas, já que o período diurno deve ter apenas pancadas de chuvas. "Um ou outro produtor poderá ter tais trabalhos totalmente inviabilizados devido a intensidade dessas chuvas ao longo do dia. Mas, de um modo geral, a colheita da soja irá deslanchar não só durante essa segunda-feira, mas ao longo de toda a semana, pois esse será o padrão do tempo para os próximos dias. Chuvas apenas na forma de pancadas", diz Marco Antonio dos Santos, da Somar.


Mesmo nas regiões que tiveram tempo aberto no começo dessa semana, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Matopiba e no Rio Grande do Sul, a semana deve ser marcada por pancadas de chuvas, de intensidades variáveis. Tais condições meteorológicas possibilitarão tanto a realização dos trabalhos no campo como também o desenvolvimento das lavouras, já que os solos ficarão com bons níveis de umidade.


Entretanto, o estado do Rio Grande do Sul deve ficar em alerta. "O único ponto de dúvida é nas lavouras gaúchas, pois os volumes mais intensos de chuvas só deverão ocorrer no início da semana que vem. Ao longo da semana o tempo será bem mais firme do que instável. Com isso, algumas partes da região gaúcha poderão ver uma redução mais acentuada dos níveis de umidade do solo, prejudicando o desenvolvimento das lavouras, principalmente da soja", finaliza.


Fonte: Globo Rural. 2 de fevereiro 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja