• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuvas no Sul traz preocupação com produtividade


Terça-feira, 26 de janeiro de 2016 - 05h58

Enquanto o tempo mais aberto permite a colheita da safra nova em estados como Mato Grosso e Goiás, na região Sul do Brasil, a falta de chuvas há mais de 15 dias é motivo de preocupação com a produtividade das lavouras. É o que informa o agrometeorologista da Somar Meteorologia Marco Antônio dos Santos, em boletim divulgado na sexta-feira (22/1).


“Lavouras já começam a dar sinais de perdas de produtividade. Pequenas sim, mas como as previsões indicam chuvas apenas para meados da semana que vem, até lá perdas mais significativas poderão vir a ocorrer”, diz ele.


Em Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná, a expectativa é de que as chuvas voltem a ocorrer já no início da próxima semana, com a situação estendendo-se para áreas no Pará e na região do Matopiba, confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.


“Com isso, perdas ainda mais significativas deverão continuar a ocorrer, pois esse excesso de umidade já vem causando a deterioração dos grãos e muitos já começam a germinar na própria planta. Por outro lado, essas chuvas estão colaborando para a elevação dos níveis de umidade do solo no sertão nordestino”, diz Santos.


Para esta sexta-feira (22/1), a previsão aponta para dia de tempo firme em Mato Grosso, especialmente nas áreas mais próximas da rodovia BR-163, oeste e sul do estado. No chamado nortão e no leste, deve cair água, alerta o agrometeorologista. Tempo firme também em São Paulo, Migas Gerais e toda a região Sul do Brasil.


Fonte: Globo Rural. 22 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja