• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ACRISMAT pede leilão de milho em Mato Grosso


Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 - 05h59

Em medida preventiva, os suinocultores do estado, por meio da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), entregaram ofício a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) pedindo a abertura de leilões de milho em Mato Grosso no período de entressafra. O setor está preocupado com a falta do grão, principalmente com os grandes volumes que sairão do estado para outras regiões.


Segundo o presidente da ACRISMAT, Raulino Teixeira Machado, a situação é alarmante não somente para suinocultores como também para as cadeias de aves, bovinos confinados e etc. E é imprescindível que um percentual do grão fique à disposição dos produtores de Mato Grosso.


"A demanda necessária até o mês de maio é de aproximadamente 1 milhão de sacas para a suinocultura”, afirma.


O presidente ainda pontua que a cadeia entende que a situação se estabilizará com a colheita da safrinha, porém até meados de junho o produtor fica impossibilitado de agir, já que o milho é essencial para a sobrevivência da agropecuária. Por exemplo, na suinocultura a ração é composta de 70,0% de milho.


“Pedimos que abram os leilões para produtores de todas as cadeias produtivas do estado, como medida de auxílio ao agronegócio, setor que alavanca e promove desenvolvimento econômico do Brasil e principalmente do nosso estado”, ressalta.


Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) a expectativa de produção de milho em Mato Grosso para a safra da temporada 2015/16 é de 19,36 milhões de toneladas. E apesar da queda de 8,7% em relação à safra 2014/15, estima-se que esta será a terceira maior safra já produzida no estado.


Fonte: Agrolink. 19 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja