• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

APROSOJA pede prorrogação do plantio em Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 - 05h57


A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (APROSOJA) solicitou formalmente à secretaria estadual Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) que a data limite de plantio da soja seja prorrogada em 30 dias. A entidade explica que o pedido visa dar condições legais para os agricultores que não tiverem conseguido concluir os trabalhos por causa da estiagem.


A limitação na data do plantio de soja em Mato Grosso é definida por uma instrução normativa que fixa a data de 31 de dezembro como o prazo final para a semeadura. A solicitação da APROSOJA é que o plantio seja extraordinariamente ampliado até 31 de janeiro de 2016.


O presidente da APROSOJA, Endrigo Dalcin, calcula que o índice de replantio das lavouras, por causa da estiagem, está em torno de 8,0% e "muitos produtores ainda não concluíram a semeadura". Segundo ele, em alguns municípios produtores de soja não chove a mais de 30 dias, o que compromete o desenvolvimento das lavouras.


Safra menor


Além da preocupação com o plantio, os produtores estão preocupados com a rentabilidade da soja. No balanço de final de ano, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) chama a atenção para a expectativa de queda da produção de soja em 2015/16.


Após seis safras recordes consecutivas, a produção deve recuar 0,2% para 28,03 milhões de toneladas, volume 1,04 milhão de toneladas abaixo da estimativa anterior.


O aumento de 2,1% na área cultivada, para 9,2 milhões de hectares, foi o menor crescimento em oito anos, "refletindo os altos custos produtivos e a dificuldade de acesso ao crédito rural".


Na avaliação do IMEA, o aumento dos estoques mundiais terá efeito sobre os preços no mercado interno, que deverá ser amortecido pelo dólar elevado. Os técnicos observam que o contraponto negativo é que a alta pesou sobre o custo produtivo da safra 2015/16 e deve ter efeito ainda maior na safra 2016/17, com o custo total atingindo valor recorde de R$3.347,33 por hectare.


Os técnicos alertam que as incertezas em relação ao crédito, clima, aumento no custo de produção, adversidade econômica e outros fatores tornam 2016 um ano de grandes indefinições à soja e a todo o agronegócio. "Os produtores e todo o setor deverão ter vários desafios e por isso novas estratégias são cada vez mais necessárias", dizem eles.


Fonte: Globo Rural. 22 de dezembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja