• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil e União Europeia visam acordo na OMC para banir subsídios a exportações agrícolas


Quinta-feira, 19 de novembro de 2015 - 05h57


A União Europeia, o Brasil e quatro outros países estão propondo que a Organização Mundial do Comércio concorde em acabar com os subsídios para exportações agrícolas em uma reunião no mês que vem, disse nesta terça-feira um diplomata familiarizado com o plano.


A reunião ministerial de dezembro em Nairóbi corre o risco de ter pouco a oferecer em termos de grandes acordos de comércio e os apoiadores da proposta, que também incluem Argentina, Uruguai, Paraguai e Nova Zelândia, esperam que os 161 membros da OMC a vejam como uma chance de conseguir negociar uma vitória.


A proposta foi circulada entre os membros da OMC na segunda-feira (16/11) e será apresentada pelo Brasil e a União Europeia em uma reunião da OMC nesta quarta-feira, disse o diplomata.


A proposta revive um plano anterior que foi rejeitado no fim de 2008, enquanto visava superar as objeções dos Estados Unidos, que colocaram os maiores obstáculos naquele tempo, disse o diplomata.


Mas outros potenciais oponentes podem ser a Índia, que utiliza subsídios de exportação para o açúcar, e a Suíça, que oferece subsídios sob sua lei do chocolate. Outros podem sentir que isso não vai muito longe.


A proposta baniria os subsídios dentro de 11 anos e introduziria novas regras e requerimentos de transparência para negociantes estatais, ajudas humanitárias não emergenciais e créditos de exportação, garantias e seguros.


Fonte: Agrolink. Tom Miles. 18 de novembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja