• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sojicultores chegam a 3,5 milhões de hectares plantados em Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de novembro de 2015 - 05h58

O plantio da safra de soja em Mato Grosso chegou nesta semana a 3,5 milhões de hectares, o equivalente a 38,0% dos 9,2 milhões de hectares previstos para o estado no ciclo 2015/16. De acordo com relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), só na última semana, houve um avanço de 18,46 pontos percentuais no trabalho de campo, bem mais acelerado que na semana anterior.


A região do estado com maior porcentual de área semeada é a Oeste, com 50,7% do total. Depois aparece o Médio Norte, que concentra a maior área de produção de soja em Mato Grosso, com 46,3%. O trabalho de campo com menos avanço foi registrado no Nordeste mato-grossense, onde as plantadeiras passaram por 15,4% da área prevista para o ciclo 2015/16.


O aumento no ritmo de plantio foi registrado pelo IMEA em meio à preocupações manifestadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (APROSOJA-MT). Em nota divulgada nesta semana, a entidade destacou que a meteorologia ainda prevê chuvas irregulares para as regiões produtoras do estado.


"Os insumos estão na fazenda, há a preocupação com as janelas de plantio da segunda safra, como milho e algodão. O plantio ideal de soja é até final de outubro, para colher até final de fevereiro e iniciar a segunda safra", explicou, no comunicado, o diretor técnico da APROSOJA-MT, Nery Ribas.


Apesar do trabalho mais acelerado e o iminente final da janela, em comparação com a safra 2014/15, o plantio está atrasado em 2,51 pontos percentuais. Na mesma época no ano passado, os sojicultores mato-grossenses haviam semeado 40,5% do total.


Fonte: Globo Rural. 3 de novembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja