• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores venderam 28,0% da soja recém-plantada no Paraná


Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 05h57

Os produtores paranaenses já comercializaram 28,0% da safra 2015/16 de soja prevista, conforme dados do Departamento de Economia Rural (DERAL), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo período de 2014, apenas 5,0% da oleaginosa já tinha sido vendida.


De acordo com DERAL, o cenário positivo é reflexo do câmbio do dólar que têm tornado a soja brasileira está mais atraente aos compradores. Além da cotação, a comercialização foi beneficiada com um aumento de 10,0% no preço da soja em reais.

A safra total de 2015 está quase no fim, com metade do trigo já colhido. O volume de grãos está atingindo recorde de 38,30 milhões de toneladas, 7,0% a mais que na safra total anterior.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norbeto Ortigara, além da expectativa de recorde na soja, o grão é o que apresenta maior liquidez, considerando a influência do mercado internacional nas cotações da commodity, e menor risco em relação às variações de clima na comparação com o milho, por exemplo. "Vamos torcer para que o El Niño colabore e tudo corra bem para concretização do plantio e uma boa colheita", destaca.

O Paraná deve colher quase 18,00 milhões de toneladas de soja, nas lavouras de verão da safra 2015/16, segundo estimativa do DERAL.


Fonte: Agrolink. Por Lucas Rivas. 28 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja