• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Greve de fiscais agropecuários retém 7 mil contêineres em Santos


Quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 05h59

A greve dos fiscais federais agropecuários do Brasil entrou no sétimo dia na quarta-feira (23/9), elevando os prejuízos de exportadores e importadores de produtos agropecuários e bens manufaturados, com a paralisação dos trabalhadores retendo 7 mil contêineres no porto de Santos, o principal do país.


A informação consta de nota divulgada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) na terça-feira (22/9).


"Em dias normais, os fiscais federais agropecuários atendem, em média, cerca de 2 mil contêineres. Com a greve, a demanda acumulou", afirmou o sindicado, referindo-se ao porto de Santos.


Associações de exportadores de cereais e de carnes afirmaram na última sexta-feira, que a greve estava afetando exportações.


Além de granéis, como soja, farelo de soja e milho, a paralisação afeta a movimentação de defensivos agrícolas, fertilizantes, produtos veterinários, bebidas e outros alimentos frescos e congelados, em geral.


De acordo com o sindicato, os contêineres também são retidos, ainda que não tenham cargas de origem agropecuária, porque é necessária a inspeção de paletes e embalagens de madeira de produtos da indústria automotiva, petroquímica, química, de vestuário, eletrodomésticos, entre outros.


Segundo o sindicato, a greve teve a adesão de 70% da categoria.


Além dos portos, a paralisação atinge aeroportos, postos de fronteira e as atividades em frigoríficos de carnes, que não estão recebendo a emissão da certificação internacional para exportações.


Os fiscais disseram que apenas mantêm serviços essenciais para a saúde pública e a sanidade animal e vegetal.


A categoria informou que decidiu pela paralisação após tentativas de negociação com o governo federal pela reposição das perdas salariais decorrentes da inflação dos últimos anos.


O sindicato afirmou que o governo ainda não fez proposta aos trabalhadores. Na quarta-feira, representantes da ANFFA Sindical estarão reunidos com servidores do porto de Santos para avaliar a greve e definir estratégias do movimento.


Fonte: Reuters. 23 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja