• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Apagões causam morte de 12 mil frangos e prejuízo de R$134,00 mil no Acre


Quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 05h56

As interrupções no fornecimento de energia elétrica, ocorridas entre a última sexta-feira (18/9) e o domingo (20/9) no Acre, causaram a morte de mais de 12 mil frangos e um prejuízo estimado em aproximadamente R$134,00 mil a uma empresa de alimentos instalada em Brasileia, no interior do estado. Segundo o diretor de produção da AcreAves, Luiz Fernando, os animais teriam morrido por causa do calor, depois que os apagões causaram o desligamento dos aparelhos que controlam as temperaturas nas estufas de criação das aves.


Fernando diz que o maior prejuízo ocorreu na sexta-feira, quando o estado ficou pouco mais de três horas sem fornecimento de energia devido uma perda de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) no estado de Rondônia.


"Ficamos de três a quatro horas sem energia no principal horário crítico de produção, que é também o horário de maior calor que temos durante o dia. [Na sexta-feira] Tivemos uma mortalidade de 9 mil frangos na região do Alto Acre dos produtores que fornecem aves para a AcreAves.  Com uma média de 2,5kg estamos falando de 22,5 mil quilos de frangos que foram jogados no lixo", explica.


Já no domingo, durante mais um apagão, outros três mil frangos morreram. O diretor diz que a empresa estuda solicitar o ressarcimento junto à Eletronorte pelos prejuízos e afirma que a empresa terá que diminuir a produção.


"Já não é fácil produzir nesse calor que temos no estado e com essa situação acaba inviabilizando o processo. Tanto a empresa quanto os produtores tivemos que diminuir a quantidade de aves produzidas porque não pode confiar no fornecimento de energia. Produtores que antes produziam cinco mil frangos agora estão produzindo três mil", diz.


O G1 entrou em contato com a Eletronorte e, de acordo com o gerente regional da empresa, José Luiz Neves, o consumidor que se sentir lesado deve procurar a Eletrobras Distribuição Acre. A informação foi confirmada pela Eletrobras.


Segundo Neves, a Eletronorte ainda não sabe as causas dos apagões que ocorreram nos últimos três dias no estado e em parte de Rondônia. "Não chegaram ainda ao problema, estão estudando e trabalhando. Enviaram técnicos de Brasília para Porto Velho para tentar encontrar o problema", disse.


Entenda o caso


Na sexta-feira (18/9), o Acre ficou sem energia por pouco mais de três horas. Segundo a distribuidora a interrupção foi em decorrência de uma perda de conexão com o SIN, no estado de Rondônia. Já no sábado (19/9), a capital do estado Rio Branco ficou sem luz e o órgão disse que se tratava apenas de uma interrupção pontual. O problema voltou a ocorrer no domingo (20/9).


O Ministério Público do acre (MP-AC) abriu inquérito civil para pedir explicações ao Operador Nacional do Sistema (ONS), Eletrobras-AC e Eletronorte sobre as constantes quedas de energia registradas no estado. "Nós já temos uma Ação Civil Pública ajuizada. Não é algo novo. Temos outra visando a melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica", disse o promotor de Direito do Consumidor, Marco Aurélio.


Fonte: Agrolink. 23 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja