• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ANEC cobra solução rápida para greve dos fiscais federais


Terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 05h56

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) cobra do governo uma solução rápida para a greve dos Fiscais Federais Agropecuários, iniciada na semana passada em todo o país. O diretor geral da entidade, Sérgio Mendes, informou ter enviado uma carta ao Ministério da Agricultura, manifestando preocupação com efeitos da greve sobre as vendas externas de grãos.


"É um problema para o importador, o exportador e o governo. O governo tem que avaliar rapidamente e, se o pleito dos fiscais for justo, resolver logo a situação", defendeu o diretor geral da ANEC, Sérgio Mendes, que participa do 4º Fórum Nacional de Agronegócios, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Campinas (SP).


Mendes manifestou preocupação, de modo especial, com as exportações de milho, que tem ocorrido em bom ritmo. Segundo ele, no início do ano, a expectativa da ANEC era de embarques de 19 milhões de toneladas, mas, durante o ano, o número foi revisado para 30 milhões, o que seria um novo recorde para o Brasil.


Com a paralisação dos fiscais, os certificados fitossanitários para liberar as cargas não são emitidos, o que impede a saída dos navios. De acordo com Mendes, cada dia de navio parado representa um custo s US$ 20 mil, que recai sobre o exportador. "E se um navio chega ao destino sem o certificado da carga, não pode desembarcar a mercadoria. O exportador não recebe o pagamento do negócio", lembra o diretor da ANEC.


Sérgio Mendes avaliou que, pelo menos até agora, teve notícia de apenas um caso de um fiscal que se recusou a emitir a certificação, ocorrido no porto de Barcarena, no Pará. De acordo com o diretor da ANEC, os reflexos da greve dos fiscais federais sobre as exportações de grãos devem ser sentido de forma mais efetiva caso a manifestação dure mais de 10 dias.


Confiança


Outra preocupação manifestada pelo diretor geral da ANEC é com a imagem das exportações do agronegócio. Para ele, a falta de uma solução para a greve dos fiscais pode levar o agronegócio a ser "contaminado" pela imagem negativa causada pelos problemas enfrentados pela economia brasileira de uma forma geral. "A situação pode estender a má impressão que se tem do Brasil hoje para um setor que vem bem. Isso é preocupante", ressaltou Mendes.


Fonte: Globo Rural. Por Raphael Salomão. 19 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja