• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportações de óleo de soja aumentam e movimentam mercado


Terça-feira, 25 de agosto de 2015 - 05h57

As negociações envolvendo óleo de soja estão mais movimentadas neste mês, impulsionadas pela demanda interna e também pelos embarques do produto nas primeiras semanas de agosto. A informação foi divulgada na segunda-feira (24/8) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).


Com base em dados do governo federal, o Cepea informa que, nas duas primeiras semanas de agosto, 172,60 mil toneladas de óleo de soja foram embarcadas. Já é o maior volume mensal desde setembro de 2013 (177,52 mil). O volume parcial de agosto é 85,0% maior que o de todo o mês de julho. No acumulado do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior volume desde agosto de 2012.


"Por outro lado, o volume de soja em grão processado no primeiro semestre foi baixo, sendo o menor desde 2006. Esse cenário tem elevado os preços internos do óleo", informa o Cepea.


De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), 40,10 milhões de toneladas de soja em grão devem ser processadas no mercado interno em 2015. No primeiro semestre, foram apenas 15,30 milhões.


"Para atingir o volume estimado, o processamento teria que se intensificar fortemente neste segundo semestre. O setor, de fato, espera um maior consumo interno de óleo neste semestre, fundamentado na produção de biodiesel", analisa o Cepea.


Fonte: Globo Rural. 24 de agosto de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja