• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de frangos dobra, mas não se reflete no VBP pecuário


Quarta-feira, 19 de agosto de 2015 - 05h57

Relativos a julho passado, os dados mais recentes da Coordenação Geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura mostram que, considerado o Valor Bruto da Produção (VBP) de bovinos, suínos e frangos, apenas estes últimos tendem a apresentar, em 2015, variação positiva em relação ao VBP registrado em 2000.


Neste caso, o ganho do frango em 15 anos não chega a ser dos mais expressivos, pois limitado a 1,8 ponto percentual - índice de incremento de 5,7%. E quem mais cedeu espaço para o frango foram os bovinos, pois sua participação recuou 1,5 ponto percentual, enquanto a perda dos suínos ficou em apenas 0,3 ponto percentual.


Mas essa estabilidade no tocante à participação na renda dos três produtos não reflete o dinamismo registrado na produção de frangos. Pois, nessa década e meia, enquanto o volume de suínos e bovinos (aqui já transformados em carne) tendem a registrar, cada um, aumento em torno de 40,0%, o aumento previsto para a produção de carne de frango supera os 120,0%.


Naturalmente, a menor representatividade do frango no VBP está diretamente ligada ao maior valor do boi. Mas é influenciada também por uma menor valorização do frango em relação ao boi. Levando em conta os preços recebidos pelos produtores, em 2000 o boi (preço da arroba convertido em quilos) alcançava valor 2,96 superior ao da mesma quantidade de ave viva.


Fonte: Avisite. 18 de agosto de 2015.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja