• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta lugar para guardar o milho segunda safra em Mato Grosso


Terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 05h57

O tempo aberto nunca foi tão bem vindo para o agricultor Claudecir Cenedese. Ele não quer saber de chuva pelos próximos dias na fazenda em Nova Mutum, Mato Grosso. O motivo é quantidade de milho exposto na fazenda. "É difícil e preocupante. Deitamos na cama, mas não dormimos, por conta da preocupação de molhar o milho. É uma situação delicada", afirma.


A falta de sono começou quando o silo e o armazém da propriedade ficaram completamente lotados. Esta é a primeira vez que o agricultor enfrenta este tipo de situação e a montanha de milho vai permanecer a céu aberto por pelo mais duas semanas.


Apesar de já ter vendido 90% da produção, Claudecir não fechou nenhum contrato com entrega imediata. "Tentei na hora de vender, mas a retirada é só a partir de 15 de agosto. A colheita chegou e está ai essa situação", conta. 


Os agricultores enfrentaram complicações durante o primeiro semestre, principalmente no escoamento da soja, o que atrasou todo o calendário da colheita de agora.


Em uma cooperativa em Sorriso, a soja colhida no primeiro semestre ainda ocupa 60% da estrutura de armazenagem e pelo menos 10 mil toneladas de milho foram parar no chão.


"A gente fez uma programação de embarque de milho em junho, julho, em torno de 50% do que foi colhido, e devido ao atraso lá atrás, que começou com a greve dos caminhoneiros e acabou tendo problema em ferrovia, em porto, a gente não conseguiu embarcar nada. Então vem embolando os problemas e a gente ficou com o milho todo ai estocado", diz Anderson Oro, diretor da cooperativa.


Fonte: Globo Rural. 2 de agosto de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja